quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

- Afonso de Albuquerque

Afonso de Albuquerque


Militar, conquistador e político português nascido na Quinta do Paraíso, perto de Alhandra, considerado a figura mais emblemática da expansão portuguesa no Oriente e que como segundo vice-rei da Índia foi maior responsável pela expansão do poder das feitorias lusas nesse país.

Descendente da nobreza lusitana, foi criado na corte de D. Afonso V, serviu em praças-fortes portuguesas de Marrocos e integrou a guarda pessoal de D. João II. Na sua primeira missão na Índia (1503-1505), confiada por D. Manuel I, fundou a fortaleza de Cochim, travou combate com os turcos e com tropas muçulmanas do reino de Calecut, e estudou profundamente a região. Com prestígio em alta, foi nomeado (1506) por D. Manuel I para substituir o governador D. Francisco de Almeida.

Ao chegar a Índia (1508), Almeida negou-se a reconhecer a carta secreta do rei na qual o nomeava governador e, além de não lhe transferir seus poderes, o aprisionou na fortaleza de Cananor. Com a chegada da esquadra do marechal Fernando Coutinho (1509), o insatisfeito governante não pode resistir e entregou o cargo a seu sucessor.

O novo vice-rei deu início a sua ofensiva regional para controlar todo o comércio da área e antes de assumir as suas funções de governador, assaltou e tomou os portos de Omã e de Ormuz. Conquistou sucessivamente Goa, Cambaia, Calicut, Narsinga, Malaca e Ormuz (1510-1515). Comandou a primeira esquadra européia a entrar no mar Vermelho (1513), consolidando, assim, o domínio português no Oriente (1514).

Seu plano estratégico era instalar uma linha de fortalezas que pudesse controlar a navegação no mar Vermelho, impondo o domínio português sobre uma vasta área territorial, expulsando as forças do Império Otomano.

Porém, seus sucessivos sucessos de conquistas e sua visão de um amplo domínio português no Oriente, renderam-lhe muitos inimigos invejosos na corte, até que o rei foi convencido a substituí-lo por Lopo Soares de Albergaria, um desses fortes inimigos.

Frustrado e doente, morreu durante a viagem de Ormuz para Goa, quando ia passar oficialmente o cargo de vice-rei ao seu substituto, consciente do boicote de que fora vítima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dos GRANDES de Portugal, sem qualquer margem para dúvidas!

Foi um verdadeiro Leão D. Afonso de Albuquerque e merece para além de todo o nosso respeito, todo o nosso carinho.

Um bem haja por este texto... quando o passas para o monarquicos.com ??? ;)

Gonçalo de Albuquerque disse...

Meu caro,

Portugal foi construido não só pelos Reis, mas por todos aqueles que os rodeavam (como de certo concorda). Irei apresentar vários GRANDES portugueses que fizeram o nosso país.

Criarei um Post no site do monarquicos.com, onde apresentarei estes grandes Portugueses. Mas como sou, de albuquerque, sobre Afonso de Albuquerque não o farei (casmurrice minha) deixo que outros o façam.

Um grande Abraço.