quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

- SABIA QUE?...

Portugal teve 36 Reis em 777 anos de história e 21 presidentes da república em apenas 98 anos de República.

3 comentários:

Pastor disse...

Independentemente desses dados estarem correctos ou não, pois não perdi tempo a averiguar, isso é lógico.

Enquanto um Rei governava toda a vida desde a morte do seu pai, (isto nos casos comuns), um Presidente tem um cargo temporário, depois do qual terão lugar novas eleições presidenciais.

De qualquer forma há coisas bem mais interessantes para criticares, como o direito dos ex-Presidentes a uma subvenção vitalícia no valor de 80% do salário do Presidente da República em exercício, o que ronda os 5700€.

(...um bom assunto para pegares, que achas?)

Desculpa ser chato, mas se ainda vou comentando é porque dou valor ao que escreves.

Desejo de boa continuação.
P.

Gonçalo de Albuquerque disse...

Realmente é um bom assunto para pegar. Obrigado pela sugestão, garanto-te que não a vou esqueçer e irei colocar um post assim que estudar esse caso.

Cumprimentos,

Gonçalo de Albuquerque disse...

Quanto ao post,

Comparar a duração do mandato dos presidentes da república com a duração do "mandato" do Rei, vem demonstrar na minha prespectiva, que existe uma continuidade que é positiva no caso dos reis, pois estes não actuam a pensar na duração do seu mandato, o que faz com que ajam de uma maneira menos política para a conquista de simpatias por parte de um ou de vários partidos políticos. O Rei é apartidário, o presidente da república não! O Povo pode se rever num Rei, mas nunca se revê num Presidente.
O povo olha para o Rei à procura de orientação, mas não olha para um presidente da mesma maneira, pois este não passa de mais um político.